Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PRAZER DA GULA no Picanha & Peixes Gril do Jacaré

Olá gulosinhos!

Estreando mais um assunto: espetinhos. Eles são deliciosos, não? E, usando a criatividade, os fazemos de qualquer coisa.
  Até que enfim conheci o Jacaré. Sempre muito lotado, esse cantinho do Irajá é um fervor só. O Jacaré é uma espécie de bar, com restaurante, com cara de boteco. Aqui, eles servem porções, pratos quentes e frios, petiscos, sendo, também, um ótimo lugar para o almoço de domingo ou qualquer fim de tarde. Os pratos são super generosos.
  Mas a estrela da vez é o espetinho. Achei uma versão da história dos espetinhos, a versão oriental. Quem souber alguma outra, depois me conta. Aí vai:
  Embora o governo japônes e donos de restaurantes japoneses, temakerias e sushi-bars afirmem, categoricamente, que o Yakiniku é um prato típico japonês, a história desse prato se origina na Coréia, lugar aonde o mesmo foi inventado.
  De acordo com historiadores, o prato surgiu no periodo da Segunda Guerra Mundial durante a ocupação japonesa da Coréia. Durante esse período, segundo historiadores, a população coreana passou por graves dificuldades de falta de alimentos e por tal motivo, os cortes de carne tradicionais coreanos como o Contra-Filet de Cachorro e a Alcatra canina tornaram-se raros e de difícil acesso a população da região. Devido a esse motivo, carnes de menor padrão de qualidade começaram a ser utilizadas pela população, entre elas o cu de cachorro, o qual passou a ser utilizado amplamente por vendedores de churrasquinho de feira coreanos.
 
Dessa maneira, surgiu o Yakiniku, cujo nome traduzido literalmente do coreano clássico quer dizer "Carne macia do cu do cachorro".
Em pouco tempo, o Yakiniku tornou-se um dos pratos mais consumidos em toda Coreia, inclusive pelos ocupantes japoneses, já que, com o prolongamento da ocupação japonesa na Coreia, muitos soldados japoneses passaram a frequentar as feiras livres coreanas e tiveram contato com os improvisados espetinhos que lá eram vendidos.
 
Com o fim da guerra, a tradição do Yakiniku foi levada para o Japão junto dos seus soldados e de refugiados coreanos que haviam colaborado com os japoneses, e lá se popularizou amplamente sofrendo algumas alterações na sua composição (voltou-se a usar cortes caninos mais requintados embora não seja incomum encontrar espetinhos com o legitimo corte de cu de cachorro).
 

Ingredientes

Além da carne já mencionada, os espetinhos são temperados com saquê e sal, além de, ocasionalmente, ervas aromáticas japonesas. O modo de preparo é bem simples, bastando apenas leva-lo ao fogo em uma grelha de churrasquinho de gato apropriada. Devido a falta de espaços internos nas casas japonesas, é bem comum esse prato ser feito no George Foreman Grill, o qual se popularizou bastante no Japão recentemente.

Lendas a parte, o espetinho combina com churrasco que combina com os brasileiros que combina com Ribeirão Preto.





PRAZER DA GULA conta pra você:

Picanha & Peixes Grill do Jacaré - Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1.370 Ribeirão Preto - SP

Serve 1 pessoa

1
Espetinho de frango + 1 suco de acerola = R$ 25,00

Pagamento em dinheiro e cartões Visa e Master

Telefone: (16) 3911 5244




EU VOLTO 


Nota: Esse espetinho é de tamanho generoso. Vem acompanhado de mandioca cozida, farofa e vinagrete. O frango estava bem temperado e a carne assada na medida certa, Com o frango, é preciso tomar cuidado para não deixar seco, e, mais cuidado ainda, para que não fique cru. O meu estava na medida. O preço é um pouco salgado, mas ganha na qualidade dos produtos. Então, acaba sendo justo.


Bom apetite,

PRAZER DA GULA
por Hevelinny Eiko
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário