Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PRAZER DA GULA Te Ensina Bolo De Maçã Com Casca


Bolo de Maçã ficou feio mas é delicioso!

Olá gulosinhos!

Hum acho que domingo virou o dia de testar bolos, a receita do dia leva minha fruta favorita maçã (como 1 por dia), o fruto proibido, a fruta do pecado. Tinha 6 delas na geladeira já começando a murchar, aí 4 viraram bolo e duas fiz um delicioso suco de maçã com limão.

Com esse calorão de Ribeirão Preto não há fruta que resiste e
continuando a lei do desperdício zero, vim navegar pela net para achar um bolo de maçã que fosse nutritivo, rápido e prático, essa receita rendeu dois bolos pequenos, fiz em forma de pudim, mas só porque eu acho que fica mais bonito, minhas formas são pra uma receita de pudim, aproveitei e fiz dois bolos, nunca tinha feito bolo de maçã e fiquei surpresa!

Esse é Bolo de Maçã sem o caramelo
Bolo de Maçã com Casca

Massa
4 unidades de maçã
3 unidades de ovo
2 xícara (chá) de açúcar
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de canela-da-china em pó (opcional)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó



Cobertura
1xicara de açúcar
1/2 maçã

Bata no liquidificador as cascas, os ovos e o açúcar.
Passe a mistura do liquidificador para uma tigela e misture a farinha, a canela, o fermento e por último as maçãs picadas em cubinhos.

Faça uma calda de caramelo no fundo da própria forma usando açúcar, tire do fogo, corte meia maçã em tiras e cubra o fundo. Coloque a massa por cima da calda e as fatias de maçã e leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja pronto.

Nota: Se você gostar de aveia, coloque uma xícara de aveia, como eu nunca tinha feito bolo de maçã dessa vez fiz uma receita básica e tradicional. Mas dá pra acrescentar passas ou castanhas, não testei mas deve ficar ótimo, como sempre digo, cozinhar é também um exercício de criatividade, se alguém testar algo diferente me avise.

Calda de caramelho, eu sempre apanho para fazer nunca sei o ponto... Dessa vez coloquei o açúcar em fogo baixo e quando derreteu todo o açúcar a calda nem tava transparente ainda desliguei o fogo (sempre que deixo ficar transparente acabo queimando) e acabou dando certo, ficou numa cor bonita.

Os pedacinhos de maçã no meio da massa é de fazer comer rezando! Uma delícia mesmo! Façam o teste! Ah e não foi esquecimento não, nesse bolo não vai manteiga nem óleo! OBA!!!

Desenformar o bolo morno quase frio, para não quebrar e se por acaso não sair coloque a forma em água quente só um pouquinho que o açúcar amolece e solta.

Bom apetite,

PRAZER DA GULA
Hevelinny EIKO


2 comentários:

  1. Fiz e ficou ótimo justamente por não ir óleo na receita, modéstia a
    meu bolo ficou lindo e uma delicia.

    ResponderExcluir