Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PRAZER DA GULA Te Ensina A Fazer Wonton


Wontons
Olá gulosinhos!

Um esse blog está rendendo e trazendo muita coisa boa! Tive meu primeiro encontro gastronômico por culpa exclusiva do PRAZER DA GULA!

Um leitor amigo ou amigo leitor, sempre me perco no trocadilho, me conheceu através do blog e me convidou junto a outros amigos para um jantar em sua casa.

Minha amiga Marina, parceira para toda hora, foi metida nessa também, mas garanto que só a coloco em coisas boas! Estávamos em 4 casais (a Má foi de casal comigo hahaha, mas calma gulosinhos continuamos amigas e gostando de homens) e tivemos também a ilustre presença da Maria Júlia filha dos anfitriões José Mario e Carol.



Eventos assim são super saudáveis, todos trocando experiências, conversando sobre os mais diversos assuntos e aprendendo a fazer wonton (prato chines estrela da noite). E ninguém escapou... todo mundo teve que por a mão na massa literalmente! E foi uma delícia!

Parte da linha de produção
Eu que como muito fora, foi legal comer algo completamente diferente feito pelas minhas mãos.

Pra quem duvida tá aí, eu que fiz!
E para não deixá-los na mão, é claro que pedi a receita, mas o Zé é uma comédia para dar receita... Até porque ele tem tanta familiaridade com as texturas e quantidade que ele vai sentindo a comida, encontrando o ponto, então as coisas são meio no “olhometro” a única coisa que afirmo categoricamente é que ele utilizou 1kg de farinha e três ovos grandes, o restante foi tudo mais ou menos uma colher, mais ou menos um copo...

Preparando a massa


Wonton vamos aprender um pouquinho:

Wonton já pronto para ser devorado
Wonton é um tipo de bolinho recheado comumente encontrado na cozinha chinesa.

Que Delícia de mistura!
O recheio normalmente é feito de carne de porco moída (300 gr), camarão picado (300 gr), alho 1 colher de chá ralada, gengibre 1 colher de chá ralada, óleo de gergelim 8 gotas, shoyo 2 colheres de sopa, sake duas colheres de sopa, vinagre de arroz vermelho 1 colher de sopa, açúcar 1 colher de café, 1 colher de sopa de cebolinha verde picada, usar só a parte branca, 1 colher de sopa de amido de milho. Fizemos a receita mais tradicional portanto você não precisa se prender a esses recheios. Invente, tente alguma coisa diferente!

Adoro Camarões
O vegetariano com recheio de shitake e outros legumes deve ficar fantástico!

A fina massa foi feita com 1 kg de farinha de trigo, 1 colher de sopa de sal, 3 ovos e a mesma medica de água (dica: vá colocando a água aos poucos porque a massa tem que ficar firme, não deve ficar mole, aí entra aquele detalhe de ir sentindo a receita)




E continuo com a mão na massa
Abrindo a massa

Para o caldo vai um frango, 5 litros de água, um louro, uma cebola cravejada com 4 cravos, um ramo de salsa, duas colheres de molho de peixe chinês, 4 dentes de alho, 8 grãos de pimenta do reino inteiros e sal a gosto, o frango não foi usado, só serviu para fazer o caldo, mas pode virar recheio!

A parte mais divertida foi fazer os wontons, abrir a massa foi só o inicio da diversão. Abre-se uma tira de massa bem fina e corta em quadrados.


Linha de produção
Wontons em série limitadíssima!
No centro de cada quadrado você coloca mais ou menos 1 colher de recheio, aí você passa água na borda e fecha formando um triangulo, importante tirar todo o ar de dentro, ai as duas pontas do triangulo você uni com água formando uma espécie de trouxinha. Fica uma graça, tem outros formatos também, mas fizemos dessa forma.

Eu que to fazendo!

Massa aberta pronto para ser fechada.

Cozinha por cerca de 5 minutos em água fervendo, faz uma caminha de alface com acelga coloca-se os wontons e cobre com o caldo de trango e aí é só deliciar-se! É uma delícia e não dá o trabalho que imaginamos não. Eu que sou desajeitada peguei o jeito rapidinho!

E não é que estão ficando lindos!

Olha já tem um monte!

Cozinhando os Wontons

Os wontons podem ser servidos em sopa ou fritos. Nós aprendemos fazer como sopa e ficou demais! Não vejo a hora de fazer de novo!

Sobremesa, sorvete de creme bolo e hortelã

Adorei o encontro, muito obrigado pelo carinho que você e sua família me recebeu, foi uma noite singular! Espero que tenha sido a primeira de muitas!

Além da maravilhosa recepção ainda fui mimada com essas delícias! 
Gulosinhos podem me chamar pra jantar ou ensinar receitas, é um modo bem divertido de gastar o tempo de forma saudável e gostosa!

Bom apetite,

PRAZER DA GULA
Hevelinny EIKO

11 comentários:

  1. De repente me deu fome, rs.

    ResponderExcluir
  2. Esse da primeira foto a gente fez semana passada, dobrando drapeado. Precisamos repetir a dose!

    ResponderExcluir
  3. E cadê a receita da massa...vc só disse que vai farinha de trigo e 3 ovos..!!! e o que mais..?????

    ResponderExcluir
  4. Olá, 1 kg de farinha, 3 ovos, 1 colher de sopa de sal e água aos poucos, pq precisa ser uma massa firme... A descrição tá logo abaixo a foto do camarão... Água vai quase um copo...

    ResponderExcluir
  5. Sera que pode congelar depois de pronto e antes de cozinhar? E o recheio, é uma mistura de porco e camarão, os dois juntos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode congelar sim, e quanto ao recheio é pouco e camarão junto mesmo.

      Excluir
  6. Pode congelar sim... Quanto ao recheio é isso mesmo, porco e camarão juntos...

    ResponderExcluir
  7. vou fazer nunca fiz se ficar bom volto pra contar abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nelson! Obrigada pela visita e desculpa pela demora, ja testou a receita? Me conta como foi???

      Excluir