Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

PRAZER DA GULA com Especial Festa Junina: Receita de Quentão

Olá, gulosinhos !!!

Eita época que tudo é bão! Frio, comilança com comidas da roça, quadrilha, rojão e voismicê não pode esquecer das bebida típica pra moiá a guela. Então tá na hora de aprendê a fazê quentão.

É período de festa junina, ou melhor, julina, e além das guloseimas tradicionais, não pode faltar a bebida que é a cara desta época: o quentão. Mas existe uma controvérsia: afinal de contas, o quentão seria feito com vinho ou com cachaça? Há aqueles que defendem que o "verdadeiro" quentão seria o feito com cachaça e especiarias, enquanto o feito com vinho seria chamado de vinhão, ou simplesmente, vinho quente. Há outros que conhecem o quentão como aquele feito com o vinho.

Independente desta "polêmica", as duas versões são saborosas e bastante apreciadas nesse período mais frio. Para agradar a todos os gostos, separamos três receitas de quentão: uma com cachaça, uma com vinho, e um não alcoólico. Escolha a sua favorita!

Quentão


Quentão de cachaça


Ingredientes
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 1/2 xícara (chá) de água
- 50g de gengibre cortado em fatias finas
- 1 limão cortado em rodelas
- 4 xícaras (chá) de cachaça
- 3 cravos da índia
- 2 pedaços pequenos de canela em pau

Modo de preparo
Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.


Quentão de Vinho


Quentão de vinho


Ingredientes
- 1/2 litro de vinho tinto
- 1 casca de canela
- 2 cravos da índia
- 1 casca de laranja
- Açúcar a gosto

Modo de preparo
Ponha todos os ingredientes numa panela. Leve ao fogo e deixe esquentar bem sem deixar ferver. Sirva imediatamente em canecas de cerâmica próprias para vinho.


Quentão sem álcool


Quentão sem álcool


Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de maçã seca
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 colher (café) de gengibre desidratado
- 1/2 colher (café) de canela em pó
- 1/2 xícara (chá) de casca de um maracujá ou abacaxi
- 2 litros de água

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma chaleira e ferva por 10 minutos, aproximadamente. Apague o fogo e deixe descansar, por mais 15 minutos. Sirva ainda quente.


Eu adoro bebidas quentes, chás, cafés, capuccino, e porque não um quentão??? É bom até pra tosse... mas ainda prefiro o sem álcool...

Bom apetite,

PRAZER DA GULA,
Hevelinny EIKO
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário